Entrevista: Vereador Eduardo Honorato (PDT), do Município de Missão Velha faz duras criticas a gestão interina e acredita que a nova eleição mude os rumos da administração pública no município


- Quais as ações no campo assistencial a prefeitura de Missão Velha vem desenvolvendo em 2021?

EH- Infelizmente as ações nesse sentido tem sido pífias, poucas ações efetivas para atender as pessoas mais vulneráveis, como por exemplo a prefeitura municipal através da secretaria de assistência social proceder com a distribuição de cestas básicas com mais frequência e outras ações mais contundentes.


- Em Missão Velha funciona a cozinha comunitária ?

EH- A questão da cozinha comunitária tem sido uma cobrança do poder legislativo, que, lamentavelmente está sem funcionar. Foram feitas várias cobranças a prefeita interina e a secretária da pasta, visto que, no município existem milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social e em consequência em risco latente de insegurança alimentar. A abertura e o funcionando da cozinha comunitária seria de uma importância fundamental para aquelas pessoas que mais precisam.


- A merenda escolar vem sendo distribuída de forma regular aos alunos da rede pública de ensino? 

EH- A distribuição da merenda escolar tem sido um problema grave no nosso município, visto que desde o ano passado, desde o começo da pandemia o governo municipal mostrou uma ineficiência e descaso nesse sentido, com a distribuição irregular no lapso temporal e também na quantidade e qualidade dos produtos. Veja bem, todos os meses a prefeitura recebe do governo federal via FNDE o dinheiro da merenda escolar, isso desde janeiro e até essa data, 14 de abril, não se tem notícias da distribuição dos kits da merenda escolar. Um absurdo.


- Qual o impacto na vida das pessoas de Missão Velha com a falta da distribuição da merenda escolar? 

EH- Os resultados são terríveis e inaceitáveis, nos causa indignação, pois mensalmente o recurso do Ministério da Educação chega para a prefeitura, e chega sem atraso, o que falta é a prefeitura fazer as devidas compras e a posterior distribuição. A merenda escolar se reveste de uma importância fundamental na vida de milhares de pessoas do nosso município, visto que para muitos alunos a merenda escolar é a principal refeição do dia e para tantos outros a merenda escolar é a única comida, refeição que tem ao longo do dia.  Inaceitável essa situação, inclusive o ano passado tive que solicitar o apoio do Ministério Publico para que a distribuição ocorresse em Missão Velha.


- Vejo que o Vereador tem cobrado muito ações mais contundentes da Gestão Municipal no campo da agricultura familiar, o que tem sido feito pela prefeitura ?

EH - Olhe, sou um político oriundo das camadas populares, do movimento sindical rural, nada mais do que justo fazer os enfrentamentos para defender o homem e mulher do campo. As ações da prefeitura nesse sentido são capengas, diminutas, quase nada funciona, o PNAE que é um programa federal que determina que a prefeitura compre pelo menos 30% da merenda escolar da agricultura familiar se arrasta, sendo que o setor rural de Missão Velha, seja na agricultura, seja na pecuária tem potencial de fornecer 50, 60, 70, 80% da merenda escolar, falta compromisso da gestão atual e faltou também da gestão passada para de fato oferecer esse apoio aos agricultores.


- No final do ano passado foi aprovada a lei municipal 531/2020 que garante a compra de produtos dos agricultores, a prefeitura vem cumprindo essa importante lei? 

EH - Não, infelizmente é mais uma ação com ausência de interesse em fortalecer a agricultura familiar por parte da prefeitura de Missão Velha. Essa lei é de minha autoria, ela cria o Programa Municipal de Compras da Agricultura Familiar no Município, a lei abre mais um caminho, uma porta para o mercado institucional, para fortalecer e valorizar a agricultura familiar, garantindo que no mínimo 30% dos gastos da prefeitura com a compra de alimentos, que faça isso dos agricultores e agricultoras familiares, o não cumprimento dessa lei, desse programa trás um prejuízo imenso para os trabalhadores rurais da nossa terra.


- Qual as perspectivas, horizontes para Missão Velha em 2021?

EH- Missão Velha nos últimos anos tem sofrido bastante com gestões ineficientes, ineficazes, que, infelizmente ainda se arrasta atualmente, e por conta dessa ausência de efetividade, de zelo com a coisa pública, hoje infelizmente Missão Velha encontra-se na periferia da Região do Cariri, isso é revoltante e inaceitável, sobretudo porque temos um povo trabalhador e uma terra com vocação para o desenvolvimento, seja rural, seja no campo comercial, com destaque para o comércio de crediário. Acredito que a Gestão Pública deva ser agente catalizador do desenvolvimento, do bem estar social da população, infelizmente aqui em Missão Velha boa parte das ações do poder executivo é no sentido contrário. O poder legislativo tem procurado fazer sua parte, cobrando, legislando, fiscalizando, fazendo a representação dos anseios da população, falta o poder executivo fazer a sua. Novas eleições se aproximam, nós próximos dias a população terá uma nova oportunidade de escolher o prefeito, e que essa escolha mude os rumos da administração pública em nosso município, que infelizmente para todos nós deixa muito a desejar, e que culmina com a falta de desenvolvimento da nossa terra. Que Missão Velha respire novos ares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog