VILA DA MÚSICA NO AGOSTO DA TRADIÇÃO
A programação do mês privilegia o audiovisual como recurso de promoção da cultura regional do Cariri.
A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará /SECULT/CE, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar /IDM, realiza de 17 a 31 de agosto a Mostra Cariri de Culturas.
Uma mostra audiovisual voltada para o reconhecimento e a valorização de um dos maiores patrimônios da região do Cariri, que é a tradição popular. A mostra homenageia o talento e a obra do cineasta Rosemberg Cariry, seja por seu elaborado trabalho de pesquisa, seja pela narrativa emblemática de personagens ilustres e importantes para a nossa cultura regionalista e universal. Nascido na cidade de Farias Brito, Rosemberg traz consigo esta forte influência das tradições populares e religiosas vividas na sua infância e que lhe acompanham ao longo de sua trajetória através de numerosos estudos, pesquisas, publicações, gravações sonorizadas, filmes documentários e de ficção a tradições nordestinas. Serão exibidos quatro longa metragens de sua filmografia: O caldeirão da Santa Cruz do Deserto (17/08), Corisco e Dadá (24/08), Lua Cambará - Nas escadarias do Palácio (28/08) e Patativa do Assaré, Ave Poesia (31/08).
A mostra contará no dia 19/08 com a participação especial dos curtas “Câmara Viajante” e “Retrato Pintado” do cineasta Joe Pimentel, dia 20/08 será exibido Mestre Aldenir, filme produzido para a série Nós no Batente pelo Porto Dragão. O filme será exibido no dia em que o Mestre completa 89 anos de vida e 66 anos de dedicação a cultura popular com o seu Reisado de Congo e no dia 22/08 acontece a exibição do curta Meninos e Reis, uma produção do projeto Infâncias em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará seguido da exibição do vídeo do Reisado Mestre Dedé de Luna, do Coletivo Camaradas.
Também em parceria com o Coletivo Camaradas, a Vila da Música exibe no dia 26/08, três vídeos sobre importantes mestres da cultura popular e seus grupos de tradição: Mestra Zulene Galdino, Mestre Cirilo e Mestra Edite (Mulheres do Coco da Batateira).
No dia 26.08 acontece “Isso não é uma live” um encontro musical com o cantor e compositor Junu e a violinista Tâmara Fidélis, pesquisador das sonoridades e raízes musicais do Cariri, ele irá apresentar canções de sua autoria e de artistas que se tornaram referências ao longo de sua carreira.
A programação Mostra Cariri de Culturas será realizada de forma virtual e estará disponibilizada nas plataformas digitais da Vila da Música: Canal do Youtube Vila da Música e @viladamusicace;
Serviço: Mostra Cariri de Culturas
De 17 a 31 de Agosto - 19hs
Onde: canal do YouTube Vila da Música e Instagram @viladamusica.
PROGRAMAÇÃO MOSTRA CARIRI DE CULTURAS
17/08
19h - Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, dir. Rosemberg Cariry
19/08
19h - Retrato Pintado e Câmera Viajante, dir. Joe Pimentel
20/08
19h - Mestre Aldenir - Série Nós no Batente
22/08
19h - Meninos e Reis, dir. Gabriela Romeu
Reisado do Mestre Dedé de Luna, realização: Coletivo Camaradas
24/08
19h - Corisco e Dadá, dir. Rosemberg Cariry
26/08
19h - Isso não é uma live com Junu e Tâmara Fidélis.
27/08
19h - Mestres da Tradição: Mulheres do Coco da Batateira, Mestre Cirilo e Zulene Galdino - Realização: Coletivo Camaradas
28/08
19h - Lua Cambará - Nas Escadarias do Palácio, dir. Rosemberg Cariry
31/08
19h - Patativa do Assaré, Ave Poesia, dir. Rosemberg Cariry
Comentários
Postar um comentário