Eleições: Câmaras do Crajubar preparam candidatos ao cargo de deputado


As Câmaras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, devem produzir, pelo menos, seis candidatos entre deputados estaduais e federais. Com as articulações, ainda em andamento, o Crato se destaca com quatro pré-candidaturas, três estadual e uma federal. Na Câmara de Juazeiro, são duas pré-candidaturas e Barbalha, ainda, sem definição pode ter um nome na disputa de deputado federal.

Na Câmara de Juazeiro, maior colégio eleitoral da região, os nomes dos vereadores Márcio Joia (PTB) e Jaqueline Gouveia (Republicanos), são dados como certo na disputa. Mesmo com as confirmações, os vereadores juazeirenses enfrentam dificuldades para trocar de partido. Márcio e Jaqueline avaliam ter maiores chances de eleição em outras siglas, levando em consideração a necessidade de altas votações nos atuais partidos.

Segundo informações, Marcio e Jaqueline temem represálias dos seus dirigentes estaduais, como a perda do mandato de vereador. Este ano não haverá janela para parlamentares municipais e a legislação diz que o mandato é dos partidos. A alternativa seria uma carta de anuência, o que está sendo negado pelo deputado federal Ronaldo Martins, presidente estadual do Republicanos, e o deputado estadual Delegado Cavalcante, presidente do PTB.

Jaqueline garante que, independente, da posição do seu partido, deve mudar de sigla e anunciou filiação ao MDB. O acordo foi fechado com o ex-senador Eunício Oliveira, líder do partido no Ceará. Marcio segue integrando o chamado G20, grupo de candidatos que buscam um partido viável. No PTB, Delegado Cavalcante não aceita a troca. Marcio deve esperar até o último momento para decidir a troca.

A Câmara do Crato, tem o maior número de pré-candidatos. Devem disputar uma vaga na Assembleia os vereadores Lucas Brasil (PSB), Pedro Lobo (PT) e Mariângela Bandeira (PMN). O vereador Thiago Esmeraldo (PP), discute uma candidatura a deputado federal. Entre os pré-candidatos apenas Lucas Brasil avalia trocar de partido.

Lucas é sobrinho do prefeito Zé Ailton Brasil, o que tem gerado questionamentos na base aliada. Lucas disse ter o apoio da família, mas reconhece que Zé Ailton não poderá se dedicar a sua candidatura por outros compromissos assumidos em nível estadual.

Em Barbalha, apenas o nome do presidente da Câmara, Odair Matos (PT), tem sido cogitado para a disputa. Mas, a candidatura depende de uma articulação estadual para levar o deputado estadual Fernando Santana a compor a chapa majoritária, encabeçada pelo PDT, como candidato a vice-governador, representando o PT.

Nomes como o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, e o atual prefeito de Jardim, Aniziário Costa, ambos do PT, têm se manifestado pela presença de Fernando na chapa majoritária. Em Barbalha, o grupo aliado ao governador Camilo Santana (PT), avalia como certa a possibilidade.

(Jornal do Cariri).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog