Fundação Casa Grande realiza Mostra Internacional de Patrimônio e Turismo Chapada Cultural do Araripe
A Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri realiza, nos dias 03, 04 e 05 junho, a Mostra Internacional de Patrimônio e Turismo Chapada Cultural do Araripe. O evento faz parte das ações voltadas para a candidatura da Chapada do Araripe à Patrimônio Mundial da Humanidade Unesco, e tem abertura marcada para o dia 03 de Junho de 2022, às 9h, na Fundação Casa Grande.
A programação compreende 5 ciclos de palestras (nacionais e internacionais), 5 ciclos de redes (regionais), 3 oficinas e 7 grandes celebrações musicais e artísticas, totalizando, aproximadamente, 40 convidados. O evento será transmitido ao vivo pela página do YouTube da TV Casa Grande, e as inscrições poderão ser realizadas através do site.
Durante os três dias, estarão reunidos na Fundação representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, membros da sociedade civil local, convidados com expertises afins, como conferencistas da Argentina, Peru e Portugal, para promoverem o intercâmbio de ideias durante ciclos de palestras, redes, celebrações e oficinas.
Todo o material produzido no evento servirá para traçar diretrizes para a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, cuja campanha teve início em 2019. Dentro da programação estão previstas a caracterização do bem e os requisitos para sua proteção, conservação e gestão.
De acordo com o fundador da Fundação Casa Grande e primeiro entusiasta da campanha, Alemberg Qundins, a Mostra Chapada Cultural do Araripe é a continuidade das ações oriundas do primeiro seminário promovido pelo Sesc e a Fundação Casa Grande, com o apoio da secretaria de cultura do estado em 2019. “Após o Seminário, planejamos a vinda do IPHAN para ministrar uma oficina que faz parte do processo da lista nacional, e agora essa oficina acontecerá, tendo sequência a posse do conselho científico da candidatura.”
Além de reunir importantes nomes nos cenários nacional e internacional para debaterem sobre os temas Patrimônio e Turismo, o conhecimento gerado a partir da Mostra será mais uma ferramenta para contribuir com o processo para o desenvolvimento social sustentável da região da Chapada do Araripe, pois fortalece o envolvimento das instituições nesse projeto, como a Federação do Comércio (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (SESC), Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo do Estado do Ceará e a Universidade Regional do Cariri (Urca), Geopark Araripe e a sociedade civil. “O turismo social responsável que a Fundação Casa Grande vem trabalhando no entorno da Chapada do Araripe vem sendo essa ferramenta de inclusão e partilhamento de uma consciência milenar do Povo Kariri e sua tecnologia científica de convivência no território. São empreendimentos temáticos e instrutivos”, destacou Alemberg,
O Povo Kariri
A Mostra promoverá a rememoração do Povo Kariri, celebrando de forma inovadora a disseminação de conteúdo, conexões culturais e midiáticas entre pessoas, instituições e coletivo de artistas, formando uma grande rede com o objetivo de integrar, interagir e promover a formação de crianças e jovens a partir do encontro no espaço de vivência em gestão institucional: A Fundação Casa Grande e a Gestão do Patrimônio Cultural da Chapada do Araripe.
Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade Unesco
A campanha Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade Unesco começou em 2019, com a realização do I Seminário Internacional Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade. O evento reuniu palestrantes internacionais e nacionais, representantes de diversas instituições, agentes culturais da região e mestras e mestres da cultura popular.
Hospedagem – Agência Turismo Comunitário
Interessados em participar do evento de forma presencial e conhecer mais da cultura local podem se hospedar em uma das pousadas da Agência Turismo Comunitário. São casas de pais cujos filhos se beneficiam das atividades da Fundação Casa Grande. A Agência é uma forma de gerar renda para as famílias e, também, reforçar o turismo no local, como explica Júnior dos Santos, coordenador do programa de geração de renda familiar da Fundação Casa Grande.
“O turismo comunitário que existe nesse região é um turismo de ‘gente pra gente’, no qual podemos interagir com o homem e o ambiente de uma forma participativa construindo equidade pela qualidade de conteúdo. Com suítes nos quintais de suas residências, os pais das crianças e jovens que participam da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri oportunizam uma imersão social na vida do sertanejo, repartindo sua morada, seu alimento e suas histórias, construindo amizade e garantindo um evento ímpar na história da cultura brasileira.”
As diárias tem o valor fixo de R$ 100,00 para adultos e R$ 50,00 para crianças, com direito a café da manhã, almoço e jantar. A Agência também oferece roteiros com passeios programados pela cidade e pela região do Cariri. Mais informações e reservas estão disponíveis no site.
(Fonte: Badalo)
Comentários
Postar um comentário