Contação de História ‘O Barco e a Flor’ realiza circulação em bibliotecas comunitárias do Crato
Foto: Maurício Júnior
As apresentações fazem parte do projeto Navegando com Histórias pelo Cariri e acontecerão nos dias 7 e 9 de novembro, nos períodos da manhã e tarde, de forma gratuita, aberta ao público e com acessibilidade em Libras.
Nos próximos dias 7 e 9 de novembro, a Contação de História “O Barco e a Flor” realizará uma série de apresentações em parceria com quatro bibliotecas comunitárias do município de Crato, por meio do projeto “Navegando com Histórias pelo Cariri”. Narrada pelos artistas Rodrigo Tomaz e Vinícius Pinho, a Contação irá circular em comunidades rurais e periféricas a fim de contribuir, junto aos espaços, com a democratização do acesso à leitura e a formação literária de crianças e adolescentes. Toda a programação é gratuita, aberta ao público e irá dispor de acessibilidade em Libras.
Na quinta-feira (07/11), as apresentações acontecerão em parceria com a Biblioteca Municipal Luiz Cruz (Alto da Penha) e a Biblioteca Comunitária do Coletivo Camaradas (comunidade do Gesso). No sábado (09/11), O Barco e a Flor será apresentado na Biblioteca Comunitária da Casa de Quitéria (Baixio das Palmeiras) e na Biblioteca Oca Literária do Carrapato Cultural (Sítio Belo Horizonte).
“A difusão e apreciação de produções literárias para infâncias provoca a valorização artística por parte desse público e amplia a compreensão de mães, pais, responsáveis, educadores, bibliotecários e gestores da educação e da cultura sobre a importância e fortalecimento, manutenção e frequência de programações para crianças e adolescentes”, pontuou o ator e contador de histórias, Rodrigo Tomaz.
O projeto Navegando com Histórias pelo Cariri foi contemplado no Edital Vozes Plurais: Bibliotecas Comunitárias, Circulação e Difusão Literária, apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), com recursos da Lei Paulo Gustavo - LPG (Lei Complementar nº 195/2022).
Sobre o Barco e a Flor
O Barco e a Flor é uma contação de história fruto dos 15 anos de parceria entre o ator e contador de histórias Rodrigo Tomaz, e o músico, compositor e multi instrumentista Vinícius Pinho. Na narração, Pingo Primeiro, um barco pequeno, está ancorado na beira do rio. Certa vez, vê chegar sobre as águas uma formosa flor. Sem demora, as ondas a levam e interrompem a conversa dos dois, restando ao barquinho a saudade de Irupê, sua amiga flor. Rodeado por canções e seres que habitam as águas, Pingo liberta-se da âncora e começa a navegar, seguindo em uma mágica aventura à procura da flor, encontrando com borboleta, aranha, árvore, moinho, tempestade e até um marinheiro. Na trilha sonora, músicas de Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Lucas Bernardo e canções de domínio público.
Confira a programação completa:
07 de novembro (quinta-feira):
Local: EEIEF Escola Governador Luiz de Gonzaga da Fonseca Mota, em parceria com a Biblioteca Municipal Luiz Cruz, localizada na R. Plínio Cavalcante, bairro Alto da Penha, Crato.
Horário: 9h
gratuito e com acessibilidade em Libras
Local: Biblioteca Comunitária do Coletivo Camaradas, localizada na Rua Monsenhor Juviniano Barreto, nº 350, Centro, Crato.
Horário: 16h
gratuito e com acessibilidade em Libras
9 de novembro (sábado)
Local: Biblioteca Comunitária da Casa de Quitéria, localizada no Baixio das Palmeiras, Crato.
Horário: 9h
gratuito e com acessibilidade em Libras
Local: Biblioteca Oca Literária do Carrapato Cultural, localizada no Sítio Belo Horizonte, nº 17, Novo Lameiro, Crato
Horário: 16h
gratuito e com acessibilidade em Libras
Comentários
Postar um comentário