Eco Juá ultrapassa os 400 mil litros de óleo recolhidos e se consolida como referência no Ceará
Iniciativa recebe óleo usado pela sociedade, transforma em sabão em barra e destina valor a projetos socioambientais
O projeto Eco Juá, da Produtos de Limpeza Juá, ultrapassou a marca de 400 mil litros de óleo de cozinha reciclado, representando um montante de mais de R$ 700 mil investidos em iniciativas que fomentam a educação ambiental. A empresa, com sede em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, tem aumentado a presença em municípios do Ceará e pela primeira vez, estará presente na Conferência Estadual do Meio Ambiente.
Nos dois primeiros meses de 2025, já foram recolhidos 19,2 mil litros do produto. O valor corresponde a um aumento de 90% quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando 10,1 mil litros foram arrecadados nos primeiros meses do ano. O óleo é utilizado em uma das indústrias do grupo na fabricação de sabão em barra.
A melhoria dos processos, o crescimento na arrecadação e a expansão da marca, têm repercutido no posicionamento da Juá no Brasil. Em 2024, a empresa ficou em segundo lugar no ranking de sabão em pó que mais cresceu no país. Neste ano, a Juá participou pela primeira vez da Conferência Estadual do Meio Ambiente, que aconteceu nos dias 14 e 15 de março, em Fortaleza. Para o coordenador do Eco Juá, Magérbio Veríssimo, essa é uma grande oportunidade de compartilhar a experiência em sustentabilidade e economia circular.
“Este evento, promovido pelo Governo do Estado, é um espaço estratégico para debater políticas ambientais e fortalecer parcerias com gestores públicos, organizações e a sociedade civil. Nossa participação reforça o compromisso com a ampliação do projeto, permitindo a troca de conhecimentos e a busca por novas formas de expandir o recebimento do óleo vegetal usado, promovendo impactos ambientais e sociais ainda mais significativo", explica o representante da Juá.
Ao todo, o projeto Eco Juá está presente em 99 municípios do Estado, já beneficiou mais de 100 instituições e ONGs que trabalham com o segmento socioambiental e desde 2016 já recolheu mais de 406 mil litros de óleo.
Comentários
Postar um comentário