Festival Barulhinho Delas: No Cariri, Mestras da Cultura e artistas se reúnem na Residência Artística “Que Cultura para qual futuro?” 

De 8 a 12 de setembro, o Centro Cultural do Cariri se tornará território de criação, encontro e memória. Dentro da programação do Festival Barulhinho Delas – que em sua 6ª edição reafirma o protagonismo feminino nas artes e na cultura –, acontece a residência artística “Que Cultura para qual futuro?”, reunindo mulheres que bordam, cantam, pintam e semeiam novas formas de imaginar o mundo.

Durante cinco dias, seis artistas e mestras se encontram para partilhar práticas, histórias e visões de futuro: Mestra Fanca, Tesouro Vivo do Ceará, que transforma panos em memória viva; Mestra Dora, guardiã da tradição do reisado, que costura fé e resistência em bordados e flores; Irismar Bordadeira, artista do Cariri que recria bonecas e bordados inspirados em mulheres pretas, Orixás e tradições populares; Dinha Fonseca, que alia artes visuais e questões sociais em fios que narram empoderamento e maternidade; Jessyca Sereia, artista visual, arte-educadora e liderança de terreiro, que pinta muralismos de ancestralidade afro-indígena e cura; e Eliana Amorim, artista visual e curadora, que conecta territórios e temporalidades em sua pesquisa artística.

A residência, com mediação de Maria Macêdo, propõe um mergulho em arte e ativismo: cada bandeira produzida nesse processo será não apenas obra, mas gesto político e poético em direção a um futuro mais equânime. Questões como gênero, meio ambiente e o papel da criação no tecido social atravessam o processo, reafirmando a arte feita por mulheres como espaço de resistência e imaginação coletiva, pensando em bens intangíveis e deslocando as fronteiras dos “centros”.


Residência também em Fortaleza

Em outubro a Residência Artística acontecerá em Fortaleza, com mediação de Dhiovana Barroso e 8 artistas da cidade. O resultado das duas residências será exibido em janeiro de 2026, no Festival Barulhinho Delas.

Mais do que formação, a iniciativa é também um chamado: “Que cultura para qual futuro?”. Ao costurar fios de tradição com experimentações contemporâneas, as artistas reafirmam que o futuro precisa ser tecido com diversidade, justiça e afeto.


Mais sobre o Barulhinho Delas

O Festival Barulhinho Delas, realizado pela Mercúrio Produções, segue até janeiro de 2026 com extensa programação em Fortaleza e no Cariri, incluindo shows, feiras, performances e ciclos formativos. Inspirado no manifesto da cantora islandesa Björk, o festival se coloca como espaço de reflexão crítica e de valorização da multiplicidade criativa das mulheres.

Apresentado pelo Ministério da Cultura por meio do Instituto Cultural Vale, o Barulhinho Delas é uma realização da Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas, junto ao Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil. Patrocínio: Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Cultura, via Lei Paulo Gustavo.


Serviço

Residência Artística: Que Cultura para qual futuro? - Cariri

📅 08 a 12 de setembro de 2025

🕑 13h30 às 17h30

📍 Centro Cultural do Cariri – Sala de Formação 02

👥 Grupo Fechado | Classificação: Livre

🎨 Mediação: Maria Macêdo

🤝 Parceria: Instituto Mirante e Centro Cultural do Cariri


Residência Artística: Que Cultura para qual futuro? - Fortaleza

📅 06 a 10 de outubro de 2025

🕑 9h às 18h

📍 Mercúrio Produção - Av da Universidade, 2475, Benfica

👥 Grupo Fechado | Classificação: Livre

🎨 Mediação: Dhiovana Barroso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog