Técnicos realizam avaliação e monitoramento de plano de ação de combate ao trabalho infantil em Crato



O plano de ação de Erradicação do Trabalho Infantil do Crato está sendo avaliado esta semana, por meio de técnicos do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado. Os eixos de trabalho e as principais metas desenvolvidas e as que estão sendo executadas foram avaliadas pelos técnicos, com o acompanhamento multisetorial das secretarias do Município, tendo à frente a secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.

Na última terça-feira, secretários municipais e técnicos da administração estiveram reunidos, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subsecção Crato), para fazer um monitoramento do plano, que envolve cinco eixos de atuação. O Crato e mais 65 municípios do Estado estão inseridos no desenvolvimento desse trabalho.

A Gerente da Célula da Média Complexidade da Secretaria de Ação Social do Estado, Eurenice  Moura, ressalta a atuação para o desenvolvimento do Plano intersetorial. Ela disse que o Governo do Estado orienta na elaboração do Plano e cada um deles faz o seu. O Crato tem autonomia e ver o que pode executar. Os trabalhos devem ser desenvolvidos entre 2015 e 2017. Estão sendo realizados três encontros de avaliação no Estado, um deles, em Crato.

A Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, Elisângela Rodrigues, destaca estratégias de Erradicação do Trabalho Infantil. Ela diz que através do plano, se percebeu como estava o panorama do trabalho infantil em Crato, na sua referência de trabalho social. “Ao mesmo tempo foi um desafio, já que o programa passava por uma reconstrução na sua aplicação e execução do programa”, afirma. Após o diagnóstico, com a base de dados do Cadastro Único, se percebeu a necessidade de montar estratégias e fazer uma busca ativa de como estavam inseridas no mapa geográfico do Crato, e foi realizada a identificação das crianças cadastradas, o que o trouxe para o exercício de convivência e fortalecimento de vínculos.

Nesse momento, o Município do Crato está vendo o que poderá ser reformulado, por meio de uma orientação técnica do Ministério, e ver o que é ou não viável. Foram realizadas reuniões no Conselho, CREAS, audiência Pública no Ministério do Trabalho, e um dos pontos culminantes, que foi o monitoramento, com avaliação do que é viável e o que poderá ser reformulado. Ela destaca o trabalho de sensibilização e mobilização da sociedade, que tem um grande papel na fiscalização e execução de ações de combate.

O analista técnico de políticas sociais da Secretaria Nacional de Assistência Social, Paulo Soares, destaca a importância das diretrizes das ações do PETI e debate dos cooperadores do trabalho de assistência social, com ações intersetoriais, para o enfrentamento do trabalho infantil, que ainda é uma questão muito desafiadora para as três esferas do governo, no momento de monitoramento do plano municipal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog