Com apoio da Secult, Festival Sérvulo Esmeraldo 94 começa nesta segunda (30/10)
A programação será gratuita, com oficinas e exposições, no Crato (CE), e bate-papos na web
A quarta edição do Festival Sérvulo Esmeraldo, o FSE94, tem início nesta segunda-feira, 30 de outubro, e segue até o dia 05 de novembro, no Crato (CE), terra natal do artista. A ampla programação, completamente gratuita, inclui oficinas, exposições e bate-papos online que vão até o dia 30 de novembro. A abertura oficial do FSE94 será realizada nesta terça-feira (31), às 19h, com a abertura da exposição Cortejo, da artista convidada Lucia Koch, no Centro Cultural do Araripe (antiga Estação do Trem), no Largo da RFFSA – Centro, e contará também com show da cantora Carla Ribeiro.
A exposição Cortejo é uma grande instalação cujo núcleo central concentra-se no interior do Centro Cultural do Araripe, de onde se expande para as ruas: primeiramente para a Praça Cristo Rei, em frente à Estação, e depois pelas ruas adjacentes, proporcionando uma verdadeira imersão na exposição.
Além da criação, pesquisa e fruição estética, o Festival promove ações formativas com grandes nomes da arte contemporânea brasileira. Este ano, os artistas residentes convidados para compartilhar seus conhecimentos nas oficinas são Lucia Koch (RS/SP); Elza Lima (PA), Carlos Mélo (PE) e Felippe Moraes (RJ).
Orientado pelo pensamento de seu artista inspirador, que via a arte como potência de transformação e impacto social, o Festival Sérvulo Esmeraldo 94 propõe o tema Memórias Afetivas, trazendo ações estratégicas para a dinamização e o fortalecimento da cena contemporânea no Crato e região.
As Residências Artísticas norteiam a programação que envolve exposições, oficinas, palestras e vivências ambientais de forma presencial, além de bate-papos virtuais. “É a memória viva de Sérvulo Esmeraldo aplicada à pedagogia da arte que provoca, questiona e aglutina”, destaca a curadora do FSE e gestora do Instituto Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães.
As oficinas serão realizadas presencialmente, de 30 de outubro a 05 de novembro, no Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Crato, totalizando 20 horas/aula. Os participantes selecionados que obtiverem frequência de 80% receberão certificado da URCA.
Os bate-papos na web, intitulados A Chapada como Imaginário, reúnem Luiz Carlos Salatiel em conversa com Tiago Araripe sobre a música; Ronaldo Correa de Brito com Xico Sá sobre a literatura; Daniel Peixoto com João do Crato sobre o movimento cultural, e Andréa Sobreira com Renata Felinto sobre as artes visuais no terreno fértil do Cariri cearense.
O Festival Sérvulo Esmeraldo 94 é uma realização do Instituto Sérvulo Esmeraldo, com apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (XIV Edital Mecenas do Ceará). Com agradecimento da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), o evento conta com as parcerias da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da PROEX e do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau; da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura; do Instituto Cultural do Cariri (ICC); e do Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc.
SERVIÇO
FESTIVAL SÉRVULO ESMERALDO 94
Data: De 30/10 a 05/11
Local: Crato/CE
Gratuito
Mais informações: @institutoservuloesmeraldo
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL SÉRVULO ESMERALDO 94 (FSE 94) – MEMÓRIAS AFETIVAS
De 30/10 A 05/11 de 2023:
Residências artísticas, exposições, oficinas, palestras, intervenções urbanas, vivências ambientais, estendendo-se até 30 de novembro de 2023 (exposições, bate-papos na web).
Artistas residentes e oficinas:
Lucia Koch (@luciakoch, www.luciakoch.com), Elza Lima (@elzalima), Carlos Mélo (@carlosmelo_ studio) e Felippe Moraes (@felippemoraes)
29/10 – Boas-vindas aos artistas residentes e visita ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Santana do Cariri/ Fundação Casa Grande e Memorial do Homem Cariri, Nova Olinda. Pôr do sol na Casa Grande da Bebida Nova.
Dia 30/10 – Início das palestras e oficinas do FSE94
Palestras apresentação dos artistas residentes
Dia 30/10 – das 10h30 às 12h: Carlos Mélo. Mediação: Profa. Conceiçao Mylena
Dia 31/10 – das 10h30 às 12h: Elza Lima. Mediação: Profa. Lydiane Vasconcelos
Dia 01/11 – das 10h:30 às 12h: Felippe Moraes. Mediação: Prof. Flaw Mendes
Dia 03/11 – das 10h30 às 12h: Lucia Koch. Mediação: Profa. Carolina Pienegonda
Local: Auditório do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (URCA) – Av. Padre Cícero, 1348 – São Miguel, Crato-CE.
Dia 31/10, a partir das 19h – Solenidade de Aberturas do FSE94, com a inauguração da exposição Cortejo, de Lucia Koch
Aberta e gratuita ao público até 30 de novembro de 2023
De terça-feira a domingo, das 9 às 12h e das 16 às 19h
Centro Cultural do Araripe – largo da RFFSA – Centro
Dia 02/11
Romaria de Finados, percurso romeiros em Juazeiro do Norte
Dia 04/11
Cortejo Uma pessoa, Uma fachada – oficina Lucia Koch e seus participantes
Dia 05/11, a partir das 17 horas – encerramento oficinas e apresentação pública dos trabalhos construídos
Aberturas das exposições das oficinas de Elza Lima, Carlos Mélo e Felippe Moraes e seus participantes
Local: Auditório do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (URCA) – Av. Padre Cícero, 1348 – São Miguel, Crato-CE.
Dias 09, 16, 26 e 30 de novembro – bate-papos na web
Exibição de quatro bate-papos na web, com o tema “A chapada como imaginário”
I. Na música: Luiz Carlos Salatiel + Tiago Araripe
Ii. Na literatura: Ronaldo Correa de Brito + Xico Sá
Iii. No movimento cultural: Daniel Peixoto + João do Crato
Iv. Nas artes visuais: Andréa Sobreira + Renata Felinto
Festival Sérvulo Esmeraldo 94 – Memórias Afetivas
Realização: Instituto Sérvulo Esmeraldo
Agradecimentos: Companhia de Gás do Ceará – Cegás
Apoio: Universidade Regional do Cariri, PROEX e Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (URCA); Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura do Crato; Instituto Cultural do Cariri (ICC), Sistema Fecomércio – Sesc CE
Apoio Institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).
Projeto aprovado pela Secretaria Estadual da Cultura (Lei do Mecenato)
Comentários
Postar um comentário