Crato conquista o 1° Lugar em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência com o Prêmio Band Cidades Excelentes
O Município do Crato foi agraciado com o 1° Lugar em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência com o Prêmio Band Cidades Excelentes 2023. O anúncio e premiação em sua etapa estadual aconteceu na noite desta segunda-feira,13, durante cerimônia na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, com a presença do Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil.
Os finalistas dessa premiação devem estar inseridos na análise que inclui seis pilares sobre governança, eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico dos Municípios Brasileiros, além de 67 indicadores selecionados. Esses pilares consolidam o Índice de Gestão Municipal Aquila - IGMA.
O Crato obteve destaque em quatro pilares, que inclui a infraestrutura e mobilidade urbana, educação, saúde e bem-estar e mobilidade urbana, além de estar entre os três finalistas do ranking geral IGMA. O evento contou com a parceria da Aprece.
A metodologia utilizada nesta premiação consta no livro "Cidades Excelentes: gestão que transforma a realidade dos municípios brasileiros", publicado pela Escola de Gestão Aquila em 2021 e presente no site www.cidadesexcelentes.com.br .
Para traduzir, mostrar, identificar a realidade dos municípios, utiliza-se o resultado da plataforma IGMA, apresentada na obra e presente no site: https://igma.aquila.com.br/. O Prêmio Band Cidades Excelentes tem como principal objetivo, incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública. A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, e direcionado a todos os municípios do país.
Projetos com impacto
Os projetos qualitativos são de iniciativa pública, com o intuito de melhorar a gestão municipal e a qualidade de vida dentro da cidade avaliada. O mesmo município poderá concorrer apresentando mais de um projeto qualitativo, levando em consideração os pilares IGMA. Os projetos são submetidos através do portal online do prêmio, com todos os pré-requisitos de aplicação atendidos e servirão futuramente para aumentar a nota do indicador IGMA do município.
Para cada pilar, os municípios foram avaliados em 3 categorias, de acordo com o tamanho da população local, que inclui cidades menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 e 100 mil Habitantes e acima de 100 mil, esta última que insere o Crato,
De acordo com o prefeito Zé Ailton, a população do Crato ganha com essa premiação e isso mostra que o trabalho que está sendo desenvolvido não é apenas do prefeito, mas de toda uma equipe. "Compartilho esse prêmio com toda a população do Crato. Ele também agradece ao Governo do Estado e todos os parceiros que têm contribuído nessa jornada em prol do desenvolvimento do Município.
Comentários
Postar um comentário