“O empreendedorismo mudou a história da minha vida”

 Lucas Schweitzer durante palestra no iGUi Festival 2024

Lucas Schweitzer, empresário, fundador do Empreende Brazil e autor do livro “Tinha tudo pra dar errado”, palestrou no iGUi Festival 2024, maior convenção da história da maior fabricante de piscinas pré-fabricadas do mundo 


“O empreendedorismo mudou a história da minha vida”, afirmou Lucas Schweitzer, empreendedor e fundador do Empreende Brazil, no iGUi Festival 2024. A maior convenção da história da maior fabricante e comercializadora de piscinas pré-fabricadas do mundo recebeu o empresário para uma palestra na tarde desta terça-feira (9/4), no Hot Beach Resort, em Olímpia (SP). Schweitzer falou sobre negócios, como potencializar as vendas das franquias da Rede com intencionalidade e todo o ecossistema da iGUi.

Ele destacou uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) que revela que o empreendedorismo é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros, e contou como se tornou um empreendedor que construiu uma história de vida diferente do que diziam. Daí resulta o seu livro “Tinha tudo pra dar errado”.

A mãe faleceu de câncer, o pai cometeu suicídio logo depois e Schweitzer buscou superar os desafios. Criou uma agência de eventos, hoje parte da LS Holding, da qual é o CEO, e o Empreende Brazil, movimento empreendedor que conta com a maior imersão em empreendedorismo da América Latina. “Não seja vítima da sua história. Diferencie-se e assuma o protagonismo”, ressaltou.

O especialista mostrou a oportunidade existente na “regra dos 50% para fazer 100%”. “Olhe para o seu negócio. Vão ter crises, desafios, a questão é o que você faz com os 50% que não dependem de você”, disse.

Schweitzer levou os franqueados a refletirem sobre as oportunidades de vender mais e provocou: “Você está sendo intencional na forma de se comunicar e se relacionar?”.

Para o especialista, “comunicação e vendas é sobre o que foi entendido e não sobre o que foi dito”.

Outra pergunta para reflexão feita pelo palestrante foi: “O que as pessoas falam quando lembram de você?”. Segundo ele, muitas vezes a marca vira o sobrenome.

“Marca não é um logotipo, é um conjunto de percepções”, afirmou, e defendeu: "Pare de vender com base no concorrente e foque no cliente. Tenha o foco do cliente".

Schweitzer salientou, ainda, que pessoas compram de pessoas e o marketing voltado para isso atrai a geração de valores que possam atender os clientes de forma direta e estratégica. "Seja interessante e não interesseiro", disse, concluindo que venda é sobre agenda estratégica, construção de agenda intencional e estratégica.


Foto: Paulo de Paula

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