Centro Cultural do Cariri lança Chamada de Ações de Formação
Selecionando 12 propostas, o edital objetiva fortalecer iniciativas educativas e culturais, possibilitando o desenvolvimento de projetos que promovam a formação artística e técnica na região do Cariri.
Foto: Samuel Macedo
Democratizando o acesso às ações formativas no campo cultural, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, lança a Chamada de Ações de Formação 2024 para a seleção de 12 propostas que irão oferecer formações abertas e gratuitas à população em geral, agentes culturais e técnicos do campo da cultura.
O edital fomenta a formação artística, cultural e técnica na região do Cariri, seguindo as políticas do Estado para produção do saber e qualificação profissional. Através da convocatória, serão selecionadas propostas nas categorias: Literatura, Culturas Urbanas, Cidadania Cultural, Segmento Técnico e Ciência, Cultura e Natureza, que deverão ser implementadas entre agosto e outubro de 2024.
Destinando o investimento de R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais) para a seleção, o Centro Cultural convida pessoas técnicas-educadoras, pesquisadoras-educadoras, artistas-educadoras, professoras e agentes culturais de diversas disciplinas afins, residentes e moradores na região do Cariri cearense há pelo menos 2 (dois) anos, para participarem da convocatória. As ações selecionadas irão compor a programação da Gerência de Formação, Livro e Leitura.
As inscrições seguem abertas até às 23h59 do dia 10 de julho de 2024 e devem ser realizadas exclusivamente on-line, através da plataforma Mapa Cultural do Ceará (https://mapacultural.secult.
Serão avaliados os seguintes critérios: clareza e consistência da proposta, coerência das informações e conceitos apresentados no material enviado, trajetória profissional do proponente, cumprimento de ações afirmativas, grau de contribuição para a promoção da acessibilidade de conteúdos de formação para o desenvolvimento cultural de pessoas com deficiência física ou intelectual, relevância da proposta para o desenvolvimento estético e/ou técnico dos participantes, originalidade e capacidade técnica de execução da proposta.
O resultado final com a lista de proponentes classificados será publicado nas redes oficiais do Instituto Mirante de Cultura e Arte e do Centro Cultural do Cariri no dia 30 de julho.
Política de Ações Afirmativas
A Política de Ações Afirmativas, na modalidade Cotas Raciais, é uma política social adotada pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte, portanto neste edital há a reserva de vagas para pessoas negras (negro-preto/negro-pardo). Estas políticas são um conjunto de medidas especiais voltadas a grupos discriminados e vitimados pela exclusão social ocorridos no passado ou no presente, tendo como objetivo eliminar as desigualdades e segregações.
Além disso, o Instituto Mirante adota a política afirmativa de cotas para indígenas, quilombolas, pessoas trans, travestis, não bináries e pessoas com deficiência.
Cronograma da Convocatória para Ações Formativas no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo:
26 de junho: Lançamento do edital
26 de junho a 10 de julho: Período de inscrições
10 a 22 de julho: Análise e seleção das propostas
23 de julho: Publicação do resultado preliminar
24 e 25 de julho: Período para recursos
26 e 29 de julho: Análise dos recursos
30 de julho: Publicação do resultado final
5 a 9 de agosto: Entrega da documentação exigida
Sobre o Centro Cultural do Cariri
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.
Instalado na cidade de Crato, Ceará, é conceituado como um Centro Cultural Parque e sua infraestrutura atende, especialmente, à Região do Cariri Cearense, composta por 29 municípios. Com mais de 50 mil metros quadrados de área, conta com espaços expositivos, residências artísticas, rádio escola, salas de formação, palco para espetáculos e projeções de cinema e ateliê de artes e ofícios.
A área externa concentra os espaços esportivos e de lazer, na perspectiva de esporte de participação e educacional, através de areninha, pistas de skate e quadras de areias, além da expressiva área verde e do equipamento voltado especificamente para o público infantil, a brinquedopraça. Em processo de estruturação, estão o teatro escola, as salas de aula e ensaio, a biblioteca, o café, o restaurante escola e o planetário. Toda programação é gratuita.
Comentários
Postar um comentário