Mirante do Caldas promove a oficina “Construindo Marimbau, construindo identidade” e leva arte às escolas municipais de Barbalha

Durante o mês de junho, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), promoveu, em escolas públicas do município de Barbalha, a oficina “Construindo Marimbau, construindo identidade”.

Ministrados pelo educador e construtor de instrumentos populares Mestre Di Freitas, a oficina, que aconteceu nos dias 12, 19, 21 e 21, resgatou esse instrumento que também é conhecido como berimbau de lata. Ele é o instrumento mais representativo e criativo no grande universo da cultura popular, com sua origem ligada à África, e com várias modificações e variações pelo mundo.

Usando materiais simples, sucatas e cordas de aço no seu processo, ele sofreu modificações, onde foi acrescentada uma corda a mais, que serve de pedal, e uma caixa de ressonância. A partir disso, se tornou o instrumento mais característico e marcante da música armorial por ter sido, de certa maneira, recriado a partir dessas necessidades.

É o Complexo Ambiental Mirante do Caldas oportunizando conhecimento e levando cultura, arte, tradição e educação.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog