Incêndio atinge área de preservação da Chapada do Araripe
42 combatentes se revezam desde ontem (29) para controlar as chamas que já atingiram 100 hectares. Suspeita é que incêndio tenha sido criminoso.
Um incêndio de grandes proporções atinge nesta quarta-feira (30) a Chapada Nacional do Araripe, na região do Cariri. De acordo com informações do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO) o fogo começou na terça (29), por volta das 14h, no sopé da Chapada do Araripe, na cidade do Crato.
Nesta quarta (30), as chamas se alastraram em direção à FLONA do Araripe atingindo cerca de 100 hectares de vegetação.
O trabalho de combate às chamas está sendo realizado por um grupo de 42 pessoas. Todos eles estão em campo desde às 4h, e expectativa é que o controle do incêndio seja feito ainda nesta quarta.
O Governo do Estado também foi acionado para auxiliar na ocorrência com suporte aéreo para que o combate seja mais eficiente, mas como relata o Gerente do ICMBIO da Chapada do Araripe, Carlos Augusto, "estamos fazendo a avaliação de segurança, pois como (o incêndio) é muito próximo da encosta pode correr algum risco tanto para os combatentes que estão no solo, quanto para os pilotos da aeronave."
As causas do incêndio estão sendo investigadas, mas segundo o gerente do ICMBIO, "90% indica que foi criminoso, ou seja, a pessoa teve a intenção irresponsavelmente de colocar fogo na floresta. Isso causa uma aflição grande na gente que protege a primeira Floresta Nacional do Brasil. Precisamos que a população tenha mais consciência da importância dessa área para a região do Cariri."
Comentários
Postar um comentário