Odontologia estética e as técnicas para melhorar a harmonização facial


A estética do sorriso, e da face, vem sendo estudada de forma bem ampla pela Odontologia, indo além de procedimentos clássicos como clareamentos, implantes, aparelhos ortodônticos, e avançando para pequenos retoques na face com procedimentos minimamente invasivos e injetáveis, como ácido hialurônico e aplicações da toxina botulínica. O ácido hialurônico é uma substância encontrada no próprio organismo, e ele atua preenchendo o espaço entre as células, para que fiquem bem hidratadas. Já a toxina botulínica(botox) age em determinados músculos, fazendo com que eles fiquem bem relaxados, equilibrando, consequentemente toda a face.

De acordo com a cirurgiã dentista, Drª Anaruthe Grangeiro, a ausência de um único elemento dentário desalinha toda a arcada afetando músculos e estética facial, e para conseguir absorver os nutrientes dos alimentos, além de mastigar bem, é necessário estar com os dentes corretamente reabilitados. “O dentista capacitado para harmonizar a face pode ir muito além do tratamento dentário, podemos atuar e oferecer aos pacientes o uso de botox, aplicação de ácido hialurônico e bichectomia”, comenta.

                                                                         Drª Anaruthe Grangeiro

A Drª Anaruthe participou recentemente do curso de imersão em estética orofacial, coordenado pelo renomado cirurgião dentista Drº Andre Luiz Cidrão, e ressalta que unido de uma boa qualidade de vida as pessoas querem aparência mais jovem, e hoje a odontologia é a especialidade conjunta à Dermatologia e a Cirurgia Plástica, responsáveis pelo rejuvenescimento facial. 



*Drª Anaruthe Grangeiro
Endereço: R. Alencar Peixoto, 287 - Centro, 
Juazeiro do Norte - CE, 63010-225
Telefone: (88) 3511-1742


A Toxina Botulínica, famoso Botox®, conhecida por disfarçar rugas de expressão e flacidez no rosto, é utilizada também no tratamento odontológico para a resolução dos casos de sorriso gengival, tratamento do bruxismo e dores de cabeça de origem odontológica, dentre outros, pois age paralisando o músculo, devolvendo-lhe o estado de normalidade.  O procedimento é seguro e não há nenhum comprometimento motor da boca. É um tratamento simples, eficiente, feito em dez minutos com agulha fina e com alto grau de satisfação.
Para o bruxismo, por exemplo, a toxina botulínica ajuda os pacientes que rangem ou apertam os dentes. A substância é aplicada de cada lado da face, nos principais músculos da mastigação para fazê-los perder a força excessiva. É um tratamento que vem apresentando resultados incríveis, ideal para quem não quer mais dormir com a placa protetora nos dentes. O tratamento também é usado para casos de disfunção de ATM e dor orofacial.
Pacientes que ao sorrirem mostram a gengiva em excesso - chamado sorriso gengival - podem se livrar da cirurgia nos casos em que a distância do lábio até a gengiva não exceda três milímetros. Uma pequena aplicação no músculo interno do buço, responsável por tracionar o lábio superior para cima, impede que ele suba, expondo menos a gengiva. A melhora do quadro é notória e não há perda de sensibilidade no lábio superior, nem a sensação de face paralisada. Assim, como acontece quando usado para fins estéticos, pela Medicina, a toxina botulínica na odontologia também tem duração de seis meses e precisa ser reaplicado para continuidade do bom resultado.

 A Bichectomia é o nome dado à cirurgia para remoção da Bola de Bichat, uma estrutura gordurosa presente na região da bochecha. Quando aumentada, essa gordura pode alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado. Esse procedimento é feito sob anestesia local, com ou sem sedação. A incisão é por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, e o procedimento dura em torno de 40min. O processo de recuperação é muito semelhante a extração de um dente do siso. Após a remoção, a Bola de Bichat não volta mais. Caso o indivíduo engorde irá ter aumento da gordura facial em outras regiões, mas não está associada a Bola de Bichat. No caso daqueles que emagrecem a bola de bichat também não diminui, pois é a última gordura a ser consumida pelo organismo.
A cirurgia pode ser realizada após os 16-18 anos (com consentimento dos pais). Como é um procedimento de rejuvenescimento facial, pacientes com mais de 45-50 anos também tem o benefício de alcançar uma aparência mais jovial.

O ácido hialurônico preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios e realçar o seu contorno. O lábio fica hidratado e sua duração é em média de um ano. Um outro fator ocorrente é que o ácido ajuda a prevenir a integridade das fibras de colágeno - proteína essencial na manutenção da elasticidade da pele.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog