Harmonização Facial estética garantida aos Cirurgiões Dentistas
Atualmente, a odontologia é uma das maiores aliadas na busca pela harmonização facial. Os consultórios odontológicos antes procurados exclusivamente para procedimentos ligados aos dentes evoluíram e agora, recebem pacientes que buscam procedimentos estéticos.
A chamada “harmonização orofacial” contribui para a autoestima e qualidade de vida das pessoas. No Brasil, a prática é regulamentada pela Resolução 176/2016 do Conselho Federal de Odontologia – CFO.
De acordo com a cirurgiã dentista, Drª Aline Peixoto, a segurança de realizar a harmonização junto ao cirurgião dentista é que esse profissional possui o total controle da técnica anestésica, controlando a dor nos procedimentos, o que nenhum outro profissional está habilitado para fazer. "A grande vantagem de ter total domínio anatômico da face, devido o cirurgião dentista estuda proporções faciais, sendo o profissional mais habilitado para fazer esse procedimento, o que leva ao paciente a verdadeira harmonização facial.
10 aspectos sobre Botox antes de investir na técnica de rejuvenescimento
Entra ano, sai ano, e as novidades em tratamentos estéticos para combater o envelhecimento não param de surgir. Aparelhos importados de última geração, estímulo de colágeno, renovação celular, peelings hi-tech, enfim, não falta opção.
No entanto, em meio a tanta tecnologia, a aplicação de toxina botulínica A – popularmente chamada de Botox, o que na verdade é a marca da primeira toxina que chegou ao Brasil e acabou batizando o procedimento entre os leigos – feita por meio de uma simples injeção, ainda é a campeã dos procedimentos, quando o objetivo é combater rugas.
Para ajudar você a identificar se vale a pena ou não investir na técnica, veja abaixo os 10 aspectos mais importantes:
1) Eficácia e mecanismos de ação
A ação da toxina botulínica é eficaz para amenizar rugas dinâmicas, aquelas provocadas por vícios de expressão, que aparecem quando os músculos da face estão em movimento, e também as rugas estáticas, que aparecem mesmo quando o rosto está parado. Porém, diferentemente do que muita gente pensa, o Botox não atua na flacidez da pele. A toxina botulínica é injetada no músculo e sua ação é paralisar o movimento muscular. Ao evitar essa movimentação, ela impede a contração muscular, que é o que forma a ruga.
2) Botox e outros procedimentos
Não há nenhum tratamento que se compare ao efeito da toxina botulínica, no que diz respeito a disfarçar rugas. Os outros métodos são importantes, estimulam colágeno e a renovação celular, mas eles complementam a ação da toxina e vice-versa. Porém nenhum outro atua no músculo. Outra vantagem do Botox sobre os demais procedimentos anti-sinais é a ação preventiva.
3) Contra-indicação
Não pode fazer uso da toxina botulínica as gestantes, mães que amamentam, pessoas com doenças autoimunes (em que anticorpos atacam células sadias do corpo), doenças neurológicas e que afetam os músculos; alérgicos à proteína do ovo e que estejam fazendo uso de medicamentos com aminoglicosídeo.
4) Riscos e desvantagens
Entre os maiores riscos da toxina botulínica está o exagero na dosagem e a aplicação em regiões erradas, que pode resultar em assimetria, isto é, um lado ficar diferente do outro, pálpebra caída e em casos mais extremos, pode provocar botulismo, uma doença grave que paralisa os músculos. Quando mal aplicado provoca aquele efeito máscara, que não é natural e nenhuma mulher quer. Do ponto de vista da saúde também pode prejudicar movimentos necessários para a sobrevivência como piscar, mastigar, deglutir e até respirar.
5) Regiões que podem ser tratadas
Pessoas que ao falar produzem verdadeiras mímicas, com o tempo, ficam com a pele cheia de rugas por conta desses hábitos de expressão. Sendo assim, as regiões do rosto mais beneficiadas pela técnica são as rugas da testa, glabela (entre as sobrancelhas), pés de galinha e qualquer ruga que se forme na região dos olhos. As ruguinhas verticais que aparecem no limite dos lábios superiores, principalmente dos fumantes, também podem ser tratadas com a toxina, mas geralmente exigem um procedimento complementar. É preciso ver caso a caso.
6) Envelhecimento avançado
O Botox age melhor nas peles com um grau de envelhecimento suave e médio. Envelhecimento muito avançado pode até ser tratado com a toxina, mas como complemento de tratamentos cirúrgicos. As peles muito envelhecidas geralmente apresentam um grau de flacidez alto também, sendo assim a ação da toxina pode trazer um relaxamento dos músculos de sustentação da pele que pode ser prejudicial.
7) Aplicações e resistência ao efeito
Como o Botox tem efeito temporário é comum as pessoas que se sentem satisfeitas com o resultado repetirem a dose. Não tem regra, cada organismo reage de um jeito, mas pode-se dizer que as aplicações geralmente são feitas de quatro e seis meses depois da última sessão. E sempre com indicação médica.
8) Expressão facial: natural x engessada
O grande conflito de quem quer experimentar o Botox é a questão da naturalidade, de manter a expressão espontânea, sem ficar parecendo uma máscara. De fato, isso pode ocorrer. O risco é grande quando as doses são exageradas e as áreas demarcadas para aplicação não são corretas. O semblante natural indica que o médico é competente e domina a técnica.
9) Como corrigir os exageros
Pode acontecer de a paciente sentir que a dose aplicada foi um pouco além do suficiente ou que a região tratada não ficou exatamente como queria. Resultado: uma sobrancelha mais arqueada que a outra, algum ponto muito paralisado ou com uma expressão exagerada. Para corrigir essas falhas só tem duas maneiras: esperar o efeito passar, já que é temporário, ou lançar mão de outro procedimento para descontrair o músculo. Pode-se fazer eletro estimulação com micro choques que fazem o músculo voltar a funcionar. Mas mesmo nesse caso é preciso esperar em média 30 dias para relaxar a musculatura de novo.
10) Quanto custa?
O valor da aplicação geralmente é cobrado pelo número de ampolas utilizadas no procedimento, que muitas vezes envolve o tratamento de mais de uma região do rosto.
SERVIÇO:
Edifício Pátio Cariri – Sala 1702
Rua Catulo da Paixão Cearense, 175
Comentários
Postar um comentário