Crato: URCA emite nota de esclarecimento sobre ocupação, no final da tarde desta terça-feira (25)

NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA E SOCIEDADE EM GERAL

A Reitoria da Universidade Regional do Cariri (URCA) foi ocupada na tarde desta terça-feira (25), por estudantes da Urca, outras instituições e movimentos sociais, com uma pauta notadamente identificada com os movimentos nacionais de “Fora Temer”, “Não à PEC 241” e pela legitimidade do governo democraticamente eleito. Reunidos com o Reitor e Pró-Reitores da Universidade Regional do Cariri foram prestados todos os esclarecimentos institucionais que envolvem a URCA no seu amplo aspecto do ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e assistência estudantil.

As medidas pautadas pelo Governo Federal escarceiam recursos públicos federais para educação, especialmente, são graves e as manifestações em defesa das IEs são legítimas. Nenhum direito a menos para que os sistemas federal e estadual de ensino continuem no caminho do acesso pleno à educação e ao empoderamento das classes sociais menos favorecidas, das minorias historicamente renegadas e maiorias discriminadas. Os integrantes da Reitoria têm liderado fóruns de discussão democráticos junto à comunidade em defesa da Universidade pública, gratuita, democrática e inclusiva.

Nenhuma atividade administrativa, de ensino, de pesquisa e de extensão será interrompida em nenhum dos campi da URCA. Estamos aguardando para as próximas horas comunicado oficial dos ocupantes, ainda não identificados formalmente, para tratos administrativos e institucionais do enfrentamento da pauta junto às autoridades públicas nacionais e estaduais. Uma ocupação traz danos para o patrimônio público e gera solução de continuidade para procedimentos e processos administrativos. Nenhum ataque ao patrimônio público ou às pessoas em seu ambiente de trabalho será tolerado, já que em ambiente de formação e educação a primeira regra é sempre o respeito.

O corpo administrativo da URCA está empenhado em garantir o funcionamento regular da URCA e para quaisquer esclarecimentos à comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog