Secretaria de Saúde do Crato desenvolve capacitação de equipes na Estratégia Alimenta e Amamenta Brasil

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Coordenação da  Estratégia Alimenta e Amamenta Brasil vem desenvolvendo o trabalho de capacitar as equipes da Estratégia de Saúde da Família, no intuito  de qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção primária. O objetivo é reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos de idade no âmbito do Sistema Único de Saúde -SUS.

De acordo com a Coordenadora Duciele Pinheiro, o Município do Crato possui o maior número de equipes capacitadas sobre o assunto na Regional de Saúde, 20ª.  Coordenadoria Regional de Saúde -CRES. “É o segundo município do Estado do Ceará em oficinas realizadas. A intenção é nos tornarmos o primeiro do Estado”, explica.
Nesse sentido todas as oficinas tiveram como fruto um Plano de ação que vem sendo gerenciado pelos profissionais da Atenção Básica.

As oficinas foram realizadas para 16 equipes dos PSFs  entre outubro de 2015 até junho de 2016, e mais duas equipes serão capacitadas ainda nesse mês de outubro, sob a coordenação da enfermeira Monalyza Queiroz.

A Estratégia Alimenta e Amamenta Brasil EAAB pretende contribuir para a redução das práticas desestimuladoras da amamentação e alimentação complementar saudável nas Unidades Básicas de  Saúde UBS, para a concepção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância; o aumento da prevalência de crianças amamentadas de forma exclusiva até os seis meses de idade e complementada até os dois anos ou mais, diminuição de crianças que recebem alimentos precocemente, o aumento da prevalência de crianças que consomem frutas, verduras e legumes diariamente. Além disso, contempla a diminuição de crianças que recebem alimentos não saudáveis e não recomendados, principalmente antes dos dois anos de idade, e melhora no perfil nutricional das crianças, com a diminuição de deficiências nutricionais, de baixo peso e de excesso de peso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog